top of page

Em Casa: Guilherme Falcão

  • Foto do escritor: Derek Fernandes
    Derek Fernandes
  • 19 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

São Paulo, 2023.


Talvez a maior falácia de todas seja aquele ditado que diz “os amigos são a família que a gente escolhe” pois eu tenho certeza que eu sou incapaz de escolher tão bem familiares que tenham tanto para ensinar.

É difícil determinar quando alguns movimentos da nossa vida se iniciam ou quando uma amizade começa, mas eu lembro que há mais de 10 anos quando saí do escritório para um encontro de trabalho com o designer Guilherme Falcão, eu sabia que algo estava mudando na minha vida. Era a primeira vez que eu me sentava frente a frente com um profissional que havia olhado para o meu trabalho como fotógrafo e gostado a ponto de me procurar e propor projetá-lo.



Eu estava sendo descoberto, não daquele jeito que se idealiza, mas do jeito que existe na vida real: com alguém pegando na nossa mão e nos conduzindo por um caminho que não conhecemos por completo. Ele publicou minhas fotos no Zine Parasita, uma das criações dele como designer e editor. Essa foi a primeira das nossas diversas colaborações.




Foi a generosidade um pouco violenta dele que desenhou o nosso laço e movimentou os primeiros passos da nossa amizade. Nessa fase da relação ainda disfarçada de trabalho, eu conheci muito do que amo até os dias atuais: lugares, sons, sabores. Com o passar dos anos foi com ele que fiz minha primeira viagem de trabalho e também com ele experimentei o primeiro Negroni, o meu drink favorito.



Assim como na primeira vez, ele me recebeu em diversas situações em seus diferentes endereços e sempre fez com o que eu me sentisse em casa. Como na vez em que ele promoveu uma semana inteira de diferentes encontros diários para comemorar o próprio aniversário. Foi o momento onde eu entendi como ele organizava a casa e a própria vida para que as pessoas vivessem um momento especial enquanto estivessem ali e foi assim que me senti.

Por incontáveis motivos e histórias, esse lar acolhedor onde eu aprendi, ouvi e ri tanto, é um dos pontos de partida desse projeto.




1 Comment


Guest
May 06, 2023

Pra além da história, sua sensibilidade em narrar a vida… Chamou-me a atenção porque essa história está entrelaçada diretamente com a sua… E fiquei curiosa como foi a sua transição de carreira, o acompanho algum tempo, mas não o bastante para poder ter pego essa transformação e confesso que me causa muita curiosidade, admiro o seu trabalho e a sensibilidade que você coloca em tudo ❤️🌹

Like

© 2023 por Trinco Journal 

bottom of page